segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Amor e Paixão


Paixão é verso,
Amor é poesia.
Paixão é vendaval,
Amor é calmaria.
Paixão é o despertar,
Amor é a letargia.
Paixão é desencontro,
Amor é harmonia. 

Paixão é fome,
Amor é só vontade de comer. 


Paixão sem amor
Não é pecado,
Amor sem paixão
É amizade.
Se caminham juntos,
É sublime,
Separados
Podem até sobreviver. 

Paixão faz brilhar os olhos,
Amor, o coração bater.


Lilia Maria 


Minha amiga Marcia Pitta, já há algum tempo, postou a seguinte pergunta no Facebook:
- Alguém sabe me dizer a diferença de amor e paixão?
Como responder? Achei que este post ia bombar. Quando se trata de falar destes sentimentos todo mundo vira doutor... Quem nunca curtiu uma paixão? Quem nunca viveu um grande amor?
Apesar de ser uma eterna apaixonada e de amar o amor, creio que ainda tenho muito que aprender. Nem sei se algum dia estarei pronta para falar algo definitivo sobre estes dois sentimentos que podem caminhar juntos, se completarem ou estar numa mesma linha, se alternando conforme a situação.
Quando se fala de amor e paixão, automáticamente a imagem que nos vem é de um casal que compartilham de forma sublime estes dois sentimentos. São os esteriótipos herdados da educação que recebemos. A minha geração sofreu quase que lavagem cerebral para interiorizar que amor é sagrado e que sexo é pecado. E a paixão acabava sendo quase que um sinônimo de luxúria, um dos sete pecados capitais. 
Acho que amor pode até ser descrito matemáticamente (olha só a minha paixão!) como uma função não linear. Um dia se ama mais, no outro se ama menos, numa época o amor é muito e de repente ele pode virar muito pouco. Ele pode tender a zero no limite da situação, mas não sei se ele chega a zero não, pois se a zero chegar, deixa de ser amor e vira um outro sentimento que não é amor não.
Será que um dia a gente deixa de amar? Eu acho que não. Por experiência própria, digo sem medo de errar: nem a morte mata o amor.
E a paixão? A quantas anda a paixão? Paixão é uma coisa louca, arrebata, explode, te deixa de quatro... A gente ri, canta, dança... Parece que o coração não cabe no peito... Paixão é prender a respiração e morrer de tesão...
Amor e paixão podem ou não caminhar juntos, mas se estiverem na mesma hora e no mesmo lugar, nada pode ser mais incrível, mais gratificante.
 Este texto todo é apenas uma parte da minha resposta para a Marcia, Tenho certeza que muita gente completaria com muita sabedoria tudo aquilo que eu deixei de falar.
 

Um comentário:

  1. Certamente outros poderão completar um tema tão polissêmico, mas cada postagem terá o DNA próprio daquele que a postou. Acredito que o amor e a paixão são casados e residem de forma diferente em diversos corações. A diferença é que o amor libera o outro para a felicidade, mesmo que a felicidade dele seja distante.
    Você Lili, descreve as diferenças e semelhanças com tanta paixão que chega a ser visível o amor que tens pela vida e foi muito legal lembrar-se desta conversa postada no face, já há tanto tempo. Obrigada!
    Comentado por Marcia Pitta no Facebook

    ResponderExcluir