quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Fazendo música

Clave é  a chave
Que solta no pentagrama
As notas musicais.
Nos caminhos das cinco linhas,
Antes de encontrar uma colcheia,
Uma semibreve
Ou uma mínima,
Tenho que ter a clave,
Que nos conta o que tocar.
Depois vem o compasso
Que marca o passo
Que a música vai andar.
E vamos lá,
A historia vai começar.
Clave de sol
Para escutar o mi bemol.
Clave de fá
Faz a mão esquerda trabalhar.
Clave de dó
E vamos solfejar.
Música não é só partitura,
É canto,
É molejo,
É emoção,
É aventura.

Lilia Maria

Na minha época, música a gente aprendia na escola. Tinha orfeão, bandinha, coral, aula teórica, enfim, ninguém saída da escola sem saber minimamente como ler uma pauta musical. Claro que ninguém virava músico só com aqueles conhecimentos, mas já dava para saber alguma coisa nem que fosse para crescer o nível dos conhecimentos gerais.
A música sempre esteve presente na minha casa. Minha mãe tocou violino e depois harmônica. Eu queria aprender piano, mas só foi possível quando mudei para o bairro do Sumaré. Mas a hora de aprender este instrumento já havia passado.
Tentei aprender violão, mas acho que não tinha habilidade alguma. Mesmo assim conseguia fazer acompanhamento para cantar.
Cantar. Ah! Disto eu gostava!
Quando fui estudar em São Carlos achei um parceiro musical que gostava de cantar comigo. Foram duetos inesquecíveis em músicas do Chico, do Vinícius e Toquinho, Marcos e Paulo Sérgio Valle, Milton Nascimento e por aí vai. Sempre agradeço a Deus por tem me dado um amigo tão precioso como o Mikka.
Hoje o meu violão anda esquecido e a minha voz já não é mais a mesma. Já não tenho o alcance e a afinação que tinha ao cantar, em dueto com o Mikka, "Sem fantasia" do Chico Buarque.
Há algum tempo, estava no Café Piu Piu assistindo o Rogério Santos e um menino, que não me lembro agora o nome, fazia parte do show . Ele cantou Chico como há muito não escutava. Quando acabou, perguntei se ele conhecia "Mulher, vou dizer quanto te amo". Ele disse que não e me pediu para cantarolar. Me empolguei. A voz até saiu cristalina como em tempos de outrora. Ele gostou tanto que me sugeriu que eu entrasse para um curso de canto.
Quem sabe um dia...




Nenhum comentário:

Postar um comentário