quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Croquete da vovó

Quando eu era pequena, nada era mais esperado nas festas de família do que o croquete de carne da vovó. Receita? Não tinha, quem quisesse aprender, que ajudasse a fazer. Segundo meu pai, vovó Lilia havia aprendido com sua mãe, a vovó Raquel, e suas noras, minha mãe e a tia Lourdes, aprenderam a fazer direitinho.


Festa de aniversário sem croquete não era festa. Meus amigos quando convidados para comemorar meu aniversário, invariavelmente perguntavam se o quitute ia ser servido.

Ao longo da minha infância e adolescência fui participando do preparo até ser capaz de tocar a empreita sozinha com todo o sabor e requinte que deveria ter. A massa de carne tinha que ser cremosa e derreter na boca quando se mordia a casquinha crocante. 

Hoje em dia, volta e meia minhas filhas e seus amigos me pedem para fazê-lo e eu vou para a cozinha com muita alegria, pois sei que serão saboreados com o mesmo prazer que eu, meus irmãos e primos tínhamos em nossa infância.

Tudo começa com a carne moída sendo refogada com óleo, cebola, alho, salsinha, um pouco de noz moscada, tomate picadinho, uma pitada de pimenta do reino, sal e outros temperos que possam estar à mão.

Assim que a carne estiver toda refogada, coloca-se um pouco de água até cobrir. Quando estiver fervendo acrescenta-se um ovo batido, mexendo vigorosamente. A seguir mistura-se uma colher de sopa bem cheia de farinha de trigo em uma xícara de leite. Despeja-se a mistura na panela sem deixar de mexer para não formar grumos. Quando a massa toda estiver desgrudando do fundo da panela, está pronto. Coloca-se então numa travessa para esfriar.

Para dar forma aos croquetes é preciso de farinha de rosca e ovos batidos com um pouco de água e sal. É aí que o trabalho realmente começa. Cada bolinho é feito com uma colherada da massa de carne que deve ser passada primeiro na farinha de rosca, depois nos ovos batidos e de novo na farinha de rosca.

Para finalizar, cada croquete deve ser frito em óleo bem quente. Normalmente esta fritura deve ser feita numa frigideira alta ou numa panela, pois o óleo dever ser suficiente para cobrir o bolinho por inteiro.

Agora sim, é só sentar e se deliciar.

Lilia Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário