segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mestre e aprendiz


“Quando o discípulo está pronto o mestre aparece.”
Já tive muitos mestres na vida. Uns vieram antes da hora, mas tiveram paciência e esperaram que eu amadurecesse para aprender, outros estiveram comigo no momento exato. Os que vieram depois da hora, avaliaram e corrigiram rumos, o que não deixa de ser um aprendizado.
Não há nesta vida quem se aproxime de nós e não deixe a sua marca, seja ela boa ou ruim. Às vezes basta um olhar, um sorriso, ou a simples presença.
Há marcas que ficam impregnadas como tatuagens ou cicatrizes perenes, outras são tão leves e imperceptíveis que o tempo se encarrega de esmaecer e apagar. Há marcas, que mesmo definitivas, procuramos formas de disfarça-las ou atenuá-las, outras nos são tão caras que procuramos perpetuá-las.
Mestres aparecem, trazem seus ensinamentos, provocam verdadeiras revoluções nas nossas almas e desaparecem quando o discípulo completa o aprendizado.
Muitas vezes o mestre se torna discípulo de seu discípulo e, se é sábio fica feliz com isso, pois quando o discípulo se torna mestre a sua missão está completa.
Já fui mestre e aprendiz. Hoje sou mestre e aprendiz. Amanhã serei mestre e aprendiz. Todo mestre de verdade é aprendiz, pois não há nada que se ensine nesta vida que não se traduza em novas ideias e conhecimentos.
Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, e quando o discípulo está pronto o mestre desaparece e dá lugar ao aprendiz.

Lilia Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário